Hello world!

Olá!

A partir de hoje faço uma contagem regressiva. Daqui a uma semana estarei prestes a embarcar rumo à Alemanha.

Achei que esta seria a melhor oportunidade para escrever esse blog, que estive prometendo a mim mesmo e a alguns amigos. A ideia é escrever o que ando fazendo. Naturalmente, isto talvez (e olhe lá) ficará mais interessante quando eu embarcar…

Matemática

Uma coisa bacana que li recentemente foi uma entrevista do Elon Lages Lima concedida em 1989 à Laura Martignon e ao José Felipe Voloch. Ela foi publicada na revista Matemática Universitária e encontra-se aqui.

A entrevista é antiguinha mas a maioria das questões são tão atuais que dá até um desânimo.

Também estou acompanhando a repercussão de uma pequena série de posts do Timothy Gowers a respeito dos abusos da indústria de publicação de periódicos, em particular contra os serviços da Elsevier. Acompanhe tudo pelo blog do mesmo aqui.

Política no IME

Um grupo de discussões que vinha me animando bastante era a comunidade no Facebook do IME. Criada e administrada por alunos, ela era um lugar onde haviam muitos debates e exposições de ideais relacionadas a questões sociais, não apenas relativas à universidade ou ao instituto.

Embora o debate feito pela internet me pareça mais um polarizador do que um difusor de ideais, percebi que ali existiam trechos de discussões muito saudáveis. Recentemente os administradores da comunidade mostraram-se contra esse tipo de debate por lá e resolveram apagar todas as discussões que não lhes agradavam. Curiosamente apenas discussões iniciadas por pessoas de uma determinada orientação política foram apagadas.

O momento em que o estudante universitário repudia e condena o debate, tenha certeza leitor, de que há algo muito errado na universidade.

Linux

Estou testando a versão 11.10 do Ubuntu – Ocelot Oneiric. Lamentei que a Unity é a UI padrão do Ubuntu. A antiga GNOME não vem nem instalada. Encontrei algumas versões mas nada se parece com o que tinha no 11.04 Natty Narwhal. Se o leitor souber de alguma sugestão, por favor, poste na seção de comentários.

O Rhythmbox deu algumas travadas há um tempo, mas como o erro não se repetiu não sei se é algo sério. Tive um grande problema com isso na versão 10.04, mas pelo jeito tudo está resolvido.

O menu lateral do Unity funciona sem problemas no meu modesto netbook, ao contrário das versões anteriores. Uma decepção é a nova interface da “Central de Programas do Ubuntu”. Bem carregada, ela contém propagandas do seu conteúdo pago, bem diferente do modo modesto da versão antiga. Pelo jeito terei que explorar melhor o Terminal…

Atualização (30/01/2012 – 09:52): O meu amigo Júlio Martins deu a dica do xfce, a UI do Xubuntu. Para instalar use:

sudo apt-get install xubuntu-desktop

Valeu Júlio!

About these ads

One thought on “Hello world!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s